MBP + LANÇAMENTO DA MARCHA DAS MULHERES NEGRAS NO RIO

por Élida Aquino

Foto: Ignez Teixeira
      Na última Sexta-feira o Coletivo Meninas Black Power teve o prazer de participar do lançamento da Marcha das Mulheres Negras contra o Racismo, a Violência e Pelo Bem Viver para mulheres da cidade do Rio de Janeiro. Para quem não sabe, a Marcha das Mulheres Negras acontecerá no dia 18 de Novembro deste ano em Brasília. A ideia é reunir "o máximo de organizações de mulheres negras, assim como outras organizações do Movimento Negro, sem dispensar o apoio de organizações de mulheres e de todo tipo de organização que apoiem a equidade sociorracial e de gênero".
      O lançamento no Rio foi uma celebração maravilhosa na Central do Brasil. As mulheres que passaram por lá tiveram a oportunidade de participar de ações educativas em saúde da mulher, assistir apresentações culturais, fazer amarrações de turbante e muito mais. Conversamos com algumas participantes envolvidas no movimento de organização da Marcha sobre a importância do evento para cada uma e também sobre pautas importantes que serão levantadas em nosso ato.
Fotos: Élida Aquino
    Sobre as articulações para a Marcha, Bia Onça contou que estão acontecendo reuniões regulares em diversos locais do Estado e qualquer interessada pode participar. Já que a Marcha é para toda mulher negra, todas devem se envolver. Também destacou a pauta que levaremos para o ato. Visibilidade social da mulher negra, sua valorização no mercado de trabalho e a afirmação dos direitos humanos são alguns exemplos do que será abordado. Lumena Aleluia, psicóloga e estudando Saúde da Mulher na UFRJ, destaca a importância de discutirmos a política de saúde da população negra, em especial a saúde mental. Vania Bretas, representando o comitê impulsor da Marcha em Niterói, ressalta a necessidade de ocupação em espaços acadêmicos, onde mulheres negras ainda são minoria. Ela conta que foi a primeira em sua família a cursar o ensino superior e hoje tem o prazer de ver a filha na universidade através do sistema de cotas.
Foto: Ignez Teixeira

      Nós estamos ligadas em tudo sobre a Marcha e vamos estar em Brasília participando deste momento histórico. Convidamos vocês para estarem lá também, Meninas! Todas as informações e materiais sobre a Marcha estão disponíveis em www.2015marchamulheresnegras.com.br e no email marchanegras2015@gmail.com. A próxima plenária no Rio será no dia 11 de Abril em São João de Meriti e vocês podem buscar informações em marchadasmulheresnegrasrj.2015@gmail.com. Vamos juntas construir uma nova realidade!

This entry was posted on 11/03/2015 and is filed under ,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

Leave a Reply

Obrigada por comentar!