SEU CONDICIONADOR É EFICAZ?

por Élida Aquino

Fonte desconhecida

       Sempre encontramos leitoras que buscam produtos perfeitos, sabem? Aqueles mágicos, que garantam máxima hidratação, definição e outros desejos muito comuns entre as crespas naturais por aí. Bem, aqui no Meninas Black Power sempre vamos questionar o desejo intenso por esta perfeição de cachinhos e acreditamos que é muito bom pensar nisso, mas é um tema pra outra conversa. Hoje vamos falar sobre a eficácia dos produtos que escolhemos experimentar, especificamente do condicionador.
       Bem, há uma infinidade de hábitos capilares que as crespas andam colocando em prática. Umas optaram por métodos como no ou low poo e entraram num regime que restringe o uso de produtos por conta da composição, outras só estão mais atentas aos rótulos, mas todo mundo quer mesmo é investir no que proporciona saúde e beleza aos fios, cumprindo o que a embalagem promete. Sobre o condicionador, também conhecemos várias formas de aplicação: após a lavagem com shampoo, após o tratamento (hidratação, nutrição, etc.), fazendo o papel de shampoo para as praticantes de co-wash ou como finalizador mesmo. E o que determina que o condicionador que estamos usando realmente serviu? Pensando nisso nos inspiramos num post do BGLH que aponta quatro resultados básicos, que autora chama de must-haves (algo como "tem que ter", "é indispensável"), no desempenho de um condicionador. Ela ainda acrescenta: "Gostaria de dizer que se seu condicionador falha em qualquer uma dessas quatro áreas, é realmente possível que haja algo melhor lá fora para você." Prontas para os testes?

1.    Sensação de suavidade instantânea
           Um ótimo condicionador funcionará instantaneamente (e eu digo em menos de um segundo) para corrigir a cutícula levemente elevada que o uso de shampoo pode criar. Isso significa que os fios vão de imediato se mostrar suaves ao toque. Se nossos cabelos não parecem mais suaves imediatamente após a aplicação do condicionador, ele não é útil para o uso após a lavagem.

2.     Maciez em longa duração
         Condicionadores são feitos para deixar reservas de nutrientes nos fios e elas são elas que promovem a tal sensação de maciez quando tocamos. Um ótimo condicionador vai resistir ao enxague completo e, portanto, a sensação de maciez durará vários dias (cerca de três dias), se não lavarmos de novo antes do fim deste período.

3.     Elasticidade para os fios
           Condicionadores agem na restauração, devolvendo a umidade aos cabelos. Isto se deve, em parte, a entrada da água e adição de pequenos ingredientes (proteínas hidrolisadas, por exemplo) que também podem carregar água. Eles devem reparar a superfície da cutícula para retardar a perda de umidade com o passar dos dias. Um dos resultados que define este processo é que o cabelo depois de condicionado ganhe excelente elasticidade. Para cachos que tendem a ficar juntinhos (como é o caso do tipo 4) isto pode ser indesejável, por causa do fator encolhimento, mas cachos mais soltos terão a capacidade de esticar sem quebrar ou necessitar de força excessiva, tornando o cabelo mais fácil de pentear.

4.    Cabelos menos embaraçados
          Se escolhermos desembaraçar o cabelo no momento em que aplicamos o condicionador, a tarefa deve ser muito fácil. A combinação dos três efeitos anteriores (suavidade, maciez e alta elasticidade) tornará o ato de pentear indolor e de nada cansativo. É bom lembrar que se o condicionador for rico em ingredientes que facilitam o deslizamento (tipo óleos e silicones devemos ficar atentas ao excesso de pentear o cabelo, já que os fios vão exigir menos esforço para desembaraçar enquanto envolvidos no condicionador  e isso pode ser prejudicial.

       E aí? Descobriram se o condicionador que estão usando é bom mesmo? Compartilhem com a gente!

This entry was posted on 21/02/2014 and is filed under ,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

2 Responses to “SEU CONDICIONADOR É EFICAZ?”

  1. OS QUE EU DESCOBRI FOI ESPERMACETE DE BALEIA CONDICIONADOR .
    AVON CARE CABELOS SECOS
    NATURA CABELOS CACHEADOS .
    PANTENE PARA CABELO CACHEADO
    AROVIT CAMOMILA

    GOSTO DE TER ALTERNATIVA rss . se eu testar mais algum eu digo pra voces.
    beijinho neguinhas

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!