#EUNÃOPRECISODECADIVEU

Ligia Parreira, idealizadora da Devassas.com
   Uma recente polêmica surgiu na web, quando muitos se deparam com este álbum: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.266457536790678.41237.194794570623642&type=3
  O grupo Meninas Black Power tem como objetivo promover a beleza do cabelo crespo e motivar a identidade negra na vivência de cada um que busca se reconhecer. No Brasil, a miscigenação é uma das marcas de nosso povo e, o racismo, uma prática que precisa ser combatida todo o tempo. Não é saudável agredir o outro, ofender tipos, ironizar etnias e escolhas. Quando uma marca e/ou empresa usa uma imagem caricata que atinge um grupo étnico, essa mesma marca precisa reconhecer o erro. Recebemos diariamente fotos de crianças, jovens, senhoras e senhores, nos mostrando o quão é importante assumir o cabelo crespo como forma de valorização pessoal. Essas mesmas pessoas estão mobilizadas pra dizer: #eunãoprecisodecadiveu
   A marca divulgou uma resposta e só queremos dizer que não há felicidade por aqui. Há uma mobilização racista envolvendo o cabelo crespo e sua aceitação. A prova da alienação da marca é afirmar que a peruca não lembra nem de longe um corte, um penteado de fio crespo. É em absoluto vexatória essa exposição e vergonhoso essa exploração da chacota, considerando que a marca se orgulha de perpetuar isso mundialmente. O que a marca chama de "proporcionar diversão" é o que todos os dias vemos como razão de enfrentamento. Há diversos penteado blacks pelas ruas sendo ridicularizados e a marca parece apoiar isso. Está claro que a empresa sugere que quem assume o crespo natural precisa usar química que reverta o crespo em liso. Não há diversão no sofrimento diário de quem assume sua raiz e recebe denominações que a marca parece considerar aceitáveis, tais como: cabelo duro, palha de aço, nêga maluca... Não há felicidade nisso.
   Por isso convocamos tod@s que nos acompanham para compartilhar essa ideia em todos os lugares possíveis. Estamos começando uma campanha e fortalecendo outras mobilizações com o mesmo objetivo, então divulguem tudo, quantas vezes puderem. Para a nossa mobilização pedimos que tirem fotos crespíssimas, lindas, daquele jeito que só Meninas Black Power sabem fazer, com placas onde estejam escritas mensagens afirmativas incluindo as hashtags #eunaoprecisodecadiveu, #blackpowercontraopreconceito, #duroeoseupreconceito. Todas as fotos devem ser enviadas para blogmbp@gmail.com e serão postadas em nosso "Tumblr-manifesto", o duroeoseupreconceito.tumblr.com. Todas podem e devem participar quantas vezes quiserem.

"Eu respeito as pessoas, eu reconheço a beleza de cada um, eu tenho claro que amor próprio é algo de difícil aceitação e não aprovo ironias comigo. E, acima de tudo, eu não preciso de uma marca que deprecie a minha imagem e promova o racismo para o mundo."
- Luana Rodrigues 
(Equipe MBP)

Denúncias podem ser feitas através de:

Leia mais sobre o assunto:

This entry was posted on 15/01/2013 and is filed under ,,,,,,,,,. You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0. You can leave a response.

12 Responses to “#EUNÃOPRECISODECADIVEU”

  1. Nao consigo ver nada no tumbrl !!! =(

    ResponderExcluir
  2. Já está aparecendo.
    http://duroeoseupreconceito.tumblr.com/
    Beijos Crespos!

    ResponderExcluir
  3. É por causa dessas brincadeiras "inocentes" que ainda existe o preconceito, quem disse q para ser bonita ou ser aceita pela sociedade, tenho q usar meu cabelo liso, loiro até na bunda.... o cabelo é meu eu gosto do jeito q ele, parem de olhar como se fosse coisa do outro mundo, no Brasil não existe uma única Raça, ou alguem com sangue puro, chega to cansada se sofrer tds os tipos preconceito.....

    ResponderExcluir
  4. agente não precisa de Cavideu.
    e quanto mais a responsável da empresa tenta se justificar , mais ela se complica.

    ResponderExcluir
  5. admiro todas vcs,guerreiras de diamantes negros,.Ahoo

    ResponderExcluir
  6. Sério? Sou negra, crespa, gordinha.... tô nem aí... quem quiser alisar...alisa..quem quiser emagrecer...emagreca...

    Não me ofendi com a campanha dessa marca de cosméticos... Achei legal e me divirto com meus cachos !!

    Beijos meninas!!

    ResponderExcluir
  7. essa mulher que se dizdona da empresa e diz que é 100% brasileira,pergunta pra ela onde é a empresa dela pq niguem sabe pq todo ano esta em endereço diferente por cusa da vigilancia sanitaria.. fica a dica meninas black power... lindasss...

    ResponderExcluir
  8. Parabéns à todos, q diferentes de muitos sabem ler e interpretar o q está à nossa volta.
    A comunidade afro não precisa de CAVIDEU!

    ResponderExcluir
  9. Logo que vi essa campanha, não me senti ofendida, simplesmente sei que isso por mais que seja uma "brincadeira", reforça a piada, a gozação com quem tem cabelo assim, e ser alvo de risada pelo menos pra mim não é divertido, já passei na adolescência por várias brincadeiras de mal gosto em que meu cabelo era motivo de riso, não quero isso pra ninguém e portanto denunciei.

    ResponderExcluir
  10. ridiculo essa propaganda, e mais ridiculo é quem da dinhiro a essas pessoa comprando seus produtos. As vezes pessoas vem fazer umas piadinhas sem graça com os meus cachos e eu simplismente falo graças a Deus que sou negra por que se dependesse dos brancos o Brasil continuaria Floresta dominada pelos Índios.VIVA NÓS NEGROS.

    ResponderExcluir
  11. Que orgulho meninas!!!
    E que vergonha da ignorância histórica e social da Dona Cláudia.

    juntas somos fortes!

    ResponderExcluir
  12. That's incredible ... the write up is mind blowing and shares amazing content..... Thank you !!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!